Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

OS LADOS DA VIDA QUE CARECEM CUIDADOS

 Gotas de Graça 


Os tempos não tem sido em nada satisfatórios à vida humana. Assistimos na primeira fila, na tela da vida,  a desintegração de tudo que é passível a uma consolidação do bem-estar do ser. Não temos mais a harmonia dos países entre si, pois os limites das fronteiras passaram a ser os novos desafios do imperialismo feudal; não temos paz, pois a guerra é o caminho para a busca do establishment de alguns; não temos a verdade tecida de realidade, mas o fio  da inverdade na trama das "Fakes News"; não temos interesses por soluções, pois os problemas garantem a chama acessa para a corruptividade humana. Não temos mais a identidade do macho e fêmea por definição concebida pelo Criador, mas a padronização dos de Sodoma a e Gomorra. O que dizer de um ambiente assim, onde eu e você  atuamos como coadjuvantes de um teatro  pelo qual fomos aprisionados, desprovidos de esperança e seguimos nos trilhos  que conduzem à porta  do Auschwtz do mundo pós-moderno? O que fazer?
A carta que Paulo encaminha a igreja em Tessalônica (I Ts 5: 16-21), orienta a consolidar os lados do heptágono que prepara o cristão para as realidades desta terra . É uma verdadeira sabedoria que expõe , não de filosofia de vida ou para ela, mas do que realmente concede sustentabilidade diante do caótico existencial do ser. O caótico não preenche a alma, pois se fundamenta no que é transitório, e é exatamente no interior do ser, a alma cheias de  lacunas e carências, o transitório se estabelece. Paulo sabia muito bem disto. Ele vivia num mundo não diferente do nosso no que tange ao império das trevas. Ele sabia que a única forma de esperança e paz no trajeto, nas terras "dos trolls, orcs e ogros", seria a observância dos princípios que mantém a alma encouraçada a fim de suportar a travessia em uma terra desprovida de sua originalidade inicial. A orientação paulina esclarece os lados que a vida precisa ser cercadas de cuidados, para que a alma (ser vivente) respire em tempos de franca luta: 
Regozijai vos sempre! Mantenha um olhar de gratidão a Deus em tudo que Ele concede. Há de se pensar que temos o suficiente em nosso bornal para a marcha que nos foi proposta.
 Orai se cessar. A alma somente sobrevive se mantém sua presença diante do Eterno. Ela só se alimenta dEle, de mais nada. Orar é o exercício diário que todos precisamos para sobreviver a caminhada neste mundo.
Em tudo dai gracas. Olhe ao redor de si e constate o cuidado divino, não é para dar graças?  Então dê graças. Amém! 
Não extinguais o Espírito. Ouvir, sempre foi o fraco da maioria. Falar é o impulso de todos. Aquiete se e ouça a voz Deus e ela trará direção em momentos que nos sentimos desorientados e temerosos.
Não desprezeis as profecias. Há uma tendência da modernização das Escrituras na linha dos liberais. A Palavra de Deus atravessa os tempos em plena verdade e  é atualizadíssima em qualquer época. Viva a verdade e pregue a verdade. Neste ponto a ortodoxia é imutável. 
Examinai tudo!  Prudência é altamente relevante nestes dias. Não se isole dentro dos conceitos teológicos, políticos e religiosos. Esteja incluso, porém cordato com pares e ímpares. Sabiamente tudo filtre e usufrua do bem. Abstenha da aparência do mal. Bondade não é uma atitude para manipular o próximo; é uma santa exigência de Deus, de Seu atributo compartilhado, naqueles que realmente são dEle e desejam fazer a diferença em tempos ruidosos.
Que Deus nos ajudem a caminhar de acordo com as observações paulinas para a sustentabilidade da vida "bios" e "zoe" na estrada à  eternidade.
ERSilva - Primavera  2020.

Nenhum comentário: