Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

OS LADOS DA VIDA QUE CARECEM CUIDADOS

 Gotas de Graça 


Os tempos não tem sido em nada satisfatórios à vida humana. Assistimos na primeira fila, na tela da vida,  a desintegração de tudo que é passível a uma consolidação do bem-estar do ser. Não temos mais a harmonia dos países entre si, pois os limites das fronteiras passaram a ser os novos desafios do imperialismo feudal; não temos paz, pois a guerra é o caminho para a busca do establishment de alguns; não temos a verdade tecida de realidade, mas o fio  da inverdade na trama das "Fakes News"; não temos interesses por soluções, pois os problemas garantem a chama acessa para a corruptividade humana. Não temos mais a identidade do macho e fêmea por definição concebida pelo Criador, mas a padronização dos de Sodoma a e Gomorra. O que dizer de um ambiente assim, onde eu e você  atuamos como coadjuvantes de um teatro  pelo qual fomos aprisionados, desprovidos de esperança e seguimos nos trilhos  que conduzem à porta  do Auschwtz do mundo pós-moderno? O que fazer?
A carta que Paulo encaminha a igreja em Tessalônica (I Ts 5: 16-21), orienta a consolidar os lados do heptágono que prepara o cristão para as realidades desta terra . É uma verdadeira sabedoria que expõe , não de filosofia de vida ou para ela, mas do que realmente concede sustentabilidade diante do caótico existencial do ser. O caótico não preenche a alma, pois se fundamenta no que é transitório, e é exatamente no interior do ser, a alma cheias de  lacunas e carências, o transitório se estabelece. Paulo sabia muito bem disto. Ele vivia num mundo não diferente do nosso no que tange ao império das trevas. Ele sabia que a única forma de esperança e paz no trajeto, nas terras "dos trolls, orcs e ogros", seria a observância dos princípios que mantém a alma encouraçada a fim de suportar a travessia em uma terra desprovida de sua originalidade inicial. A orientação paulina esclarece os lados que a vida precisa ser cercadas de cuidados, para que a alma (ser vivente) respire em tempos de franca luta: 
Regozijai vos sempre! Mantenha um olhar de gratidão a Deus em tudo que Ele concede. Há de se pensar que temos o suficiente em nosso bornal para a marcha que nos foi proposta.
 Orai se cessar. A alma somente sobrevive se mantém sua presença diante do Eterno. Ela só se alimenta dEle, de mais nada. Orar é o exercício diário que todos precisamos para sobreviver a caminhada neste mundo.
Em tudo dai gracas. Olhe ao redor de si e constate o cuidado divino, não é para dar graças?  Então dê graças. Amém! 
Não extinguais o Espírito. Ouvir, sempre foi o fraco da maioria. Falar é o impulso de todos. Aquiete se e ouça a voz Deus e ela trará direção em momentos que nos sentimos desorientados e temerosos.
Não desprezeis as profecias. Há uma tendência da modernização das Escrituras na linha dos liberais. A Palavra de Deus atravessa os tempos em plena verdade e  é atualizadíssima em qualquer época. Viva a verdade e pregue a verdade. Neste ponto a ortodoxia é imutável. 
Examinai tudo!  Prudência é altamente relevante nestes dias. Não se isole dentro dos conceitos teológicos, políticos e religiosos. Esteja incluso, porém cordato com pares e ímpares. Sabiamente tudo filtre e usufrua do bem. Abstenha da aparência do mal. Bondade não é uma atitude para manipular o próximo; é uma santa exigência de Deus, de Seu atributo compartilhado, naqueles que realmente são dEle e desejam fazer a diferença em tempos ruidosos.
Que Deus nos ajudem a caminhar de acordo com as observações paulinas para a sustentabilidade da vida "bios" e "zoe" na estrada à  eternidade.
ERSilva - Primavera  2020.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Sejamos dispenseiros da graça de Cristo

 

Gotas de Graça


A grande graça de Cristo se expressa de uma forma bem acentuada no evangelho de João.  Não tem nenhum outro livro neotestamentário que evidencia melhor isto do que as narrativas que este discípulo faz em relação as ações de Jesus.

O livro abre com "tudo Ele fez" e termina com " muitas coisas Ele fez". Isto indica qualidade de graça que Deus dispensou na Criação de forma plena em todos aspectos.
Em todo o desenvolvimento joanino a preocupação era enfatizar um Deus que vai além da misericórdia. A misericórdia é a pena abolida. A graça é a dignidade não merecida.  Observe sobressaltar em cada capitulo está ação divina no meio do povo. Por isso que os estudiosos emolduram os escritos  de João de narrativas de um Deus amoroso.
Cada passagem deve ser lida e desfrutada na graça que atingiu em cheio Nicodemos, mulher samaritana, oficial romano, paralítico de Betesda, a multidão faminta, a mulher adúltera..... e a Pedro. 

Mas o que o evangelho nos ensina com estas narrativas das atitudes de Jesus?  Ensina que a essência de nossa vida cristã se encontra em dispensar também graça na vida daqueles que estão ao nosso redor. Não há sentido na pregação, em muita atratividade, muita música, muita retórica e etc se o evangelho que dispensamos aos outros não é untado de graça. 
Lembre se que eu e você fomos alcançados exclusivamente por esta preciosa atitude de Deus, por isso devemos caminhar semeando graça na vida daqueles que nos cercam. Por que? 

Porque só ela nos faz estar convictos, que o Redentor a disponibilizou  para  exercer uma atitude semelhante a dEle  de exalá-la no caminho que devemos seguir.
Eduardo. Primavera 2020.

Postado no Whatsapp em 09 de novembro de 2020

Deus julga.

 



Gotas de Graça

Salmo 26

Julga me Senhor, ecoa na abertura do Salmo 26 na esperança de receber misericórdias  redentivas de um Deus justo. Atribulado, o Monarca de Israel se expõe à franca observação diante das censuras atribuídas a sua pessoa. O momento é difícil, escassez da terra e não há alimentos. Pesa o juízo divino sobre a nação por um ato impensado do Monarca de Endor ao ceifar as vidas dos Gibeonitas. Lembra-se deles? Fizeram pacto com Josué. Consequências que se instauram no ambiente da vida por atitudes impensadas e geram cedo ou tarde o juízo do divino. Rasgando suas entranhas Davi pede a Deus que o sonde em sua sinceridade, em outras grafias, se há consolidado pecado em seu coração por desmerecer o seu próximo.

Davi não carecia que se preocupar, Deus sabia muito bem quem ele era. Podia ficar em paz. O peso punitivo era para uma nação que continuava omissa à espada do monarca de Endor. A aprendizagem veio em conferir  que Deus não deixa passar em branco as atrocidades ,de quem quer que seja,  e infligi pena ao se infringir a regra áurea  de Sua revelação:  desobediência as Suas ordens  e prejuízo ao seu semelhante. 
ERSilva. Primavera 2020.

(Postado no Whatsapp em 4 de novembro 2020)

sábado, 14 de novembro de 2020

LUTE PELO QUE É ETERNO E TENHA BOM SENSO NO QUE É TERRENO

 Gotas de Graça 


Longe de se fazer apologia a qualquer partido político neste momento crucial de mais uma eleição, o que importa é manter a unidade da fé no meio da comunidade cristã. 
Na história bíblica do NT, em raras exceções, verificamos  Jesus dar vazão a este tipo de questão.  Quando cognominaram César de Kuryos (divino), nada disse; quando a escravidão  era a ética normal da sociedade daquela época, se calou. Quando lhe perguntaram sobre os impostos (altíssimos), somente expressou: dai a César! E quando Pedro resolveu partir para armas no impasse com as autoridades em sua prisão, vociferou: há miríades de miríades de anjos sob meu comando. O objetivo de Jesus não era político, mas exclusivamente Reino. O político é terreno, passageiro e maligno, mas o Reino é celestial, eterno e divino. Somos cidadãos terrenos, porém celestiais.

Dentre as várias composições políticas que surgem carece_se  fazer uma averiguação e avaliação do que é bom e relevante para nós como povo de Deus. Jamais se deve tomar partido, tendo em vista que em qualquer linha política há coisas boas e más. Podemos e devemos fazer nossas escolhas, mas sem gerar divisão no corpo de Cristo. É interessante presenciar neste momento um não guerrear, do povo de Deus, por aquilo que é relevante, mas fazer do não relevante um motivo de guerra. Margaret Thatcher, a ex-primeira ministra da Inglaterra, disse uma vez  com relação ao povo  Argentino: "É um povo que joga futebol fazendo uma guerra, e faz da guerra um  jogar  de futebol" A nossa guerra é contra aquilo que impede o avanço do Reino e não com o que caminha fatalmente para o caos. Ninguém, nenhum poder político ou religioso irá mudar a trajetória do trem governado pelos interesses deste mundo (maligno), porém cabe lembrar, que como entes do Reino, somos responsáveis de tirar àqueles que embarcaram na composição da visão humanista, materialista e ateísta.
Francis Schaeffer, no seu livro, A igreja no final do século XX, comentou: "Nesta sociedade humana um cristão não pode ser aliado de ninguém, mas pode e deve ser cobeligerante" . Ser cobeligerante, sim é o correto. Devemos militar por aquilo que é a verdade segundo à luz das Sagradas Escrituras. O momento é bastante delicado na realidade do mundo. As hostes espirituais da maldade se unem de forma hercúlea usando de todos os estratagemas para alcançar seus alvos nefastos. Que diremos pois de nós? Seremos causadores de cisão no corpo de Cristo  por uma causa passageira que não fomos chamados?
O cristão deve  preservar a unidade da fé, a comunhão e o verdadeiro alvo que explicitou Paulo em Filipenses. Parafraseando o apóstolo ele concluiu: " Deixo o refugo, o que é sem importância, o que não traz valor a alma, o que me distancia de Deus e prossigo para alcançar o alvo que me foi estabelecido,  premio de minha vocação, no único que é digno -  Cristo" .
Juca Chaves, famoso humorista uma vez ironizou: "O problema não é  quem está na esquerda ou na direita, mas os muitos que estão em cima e poucos em baixo" Realmente o humor expôs a verdade da incapacidade de qualquer política ser apaixonada pelo ser. Lembre se que  não é  os da esquerda nem  os da direita, nem os de baixo e muito menos os de  cima que irão governar este mundo com justiça.  porém o que importa para nós é a consciência em perfeito estado racional de enxergar isto.
 Aquele que está nas alturas cuidará de nós e de toda a Sua criação. Este sim é o único governo perfeito, sem defeitos, sem máculas que prioriza o ser à sua semelhança  e nos traz cativo a unidade em Cristo Jesus.
Todos estamos na mesma galera e vamos unir forças no poder do Espírito para triunfar nos mares tempestuosos deste mundo tenebroso.
Enquanto isto, vamos como ente do Reino cumprir a nossa missão  de trazer luz a outros e como ente na Terra ser luz e bons cidadãos cumprindo o que se estabelece á luz da revelação divina. Amém! 
ERSilva - Primavera 2020.

A vida viveu!

 

Gotas de Graça 

Muitos comemoram o dia dos mortos, estes conhecem somente o fim da vida. Conhecemos porém a vida. A vida em sua expressão máxima brotada na cruz.

Muitos levarão flores aos túmulos, neste dia, em memória aos que já partiram e derramarão seus prantos diante da morada da morte, mas outros expressarão graça e louvores ao divino diante da morada da vida que se tornou o caminho de esperança e a resposta para todos os que desejam o além- vida.
Vida e morte, substantivos concretos para os andarilhos deste mundo. A morte se alimenta da angustia, do desespero e da desesperança para os que nela nutrem a ultima etapa da vida e correm  para abraçá la em seu momento final. A vida se alimenta dos predicativos da graça divina; prazer, paz, bondade, alegria e etc, ainda que em seu transcurso não isentará, quem quer que seja, da luta com a fatídica morte. Mas onde está oh!  morte a sua Vitória? Onde está a sua glória? Foi derrotada no madeiro! A morte, morreu! A vida viveu! 
Feliz dia da vida para todos os que creem no autor da Vida.  ERSilva.

(Publicado no Whatsapp em 02 de novembro de 2020)