quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PENSANDO NA GRANDE RESPONSABILIDADE DE SER PAI

Dias difíceis são os dias que vivemos . Vivemos numa alienação educativa que começa no lar, se oficializa na escola. A igreja tenta investir os ensinamentos cristãos na esperança de se corrigir as grandes crateras deixadas na alma de crianças, jovens e adultos que perderam o sentido da vida. Por isso, ser pai é uma responsabilidade educativa não dispensada a ninguém, nem a terceiros, nem a escola e nem a igreja.
Nesta geração, que não só maquina mais aceita o intolerável, possamos no dia-a-dia expressar a oração abaixo e procurar desempenhar nossas responsabilidades educativas com aquele(a) que é a nossa imagem e semelhança – os filhos, a fim de agirmos com o Pai Celeste aje com cada um de nós.

ORAÇÃO DE UM PAI
Ó Pai Celestial faze-me ser um bom pai. Ajuda-me a compreender os meus filhos, a escutar pacientemente o que me querem dizer e a responder suas perguntas com bondade.
Dá-me coragem de confessar meus pecados contra meus filhos e de lhes pedir perdão quando sei que contra eles errei.
Que eu jamais fira a sensibilidade dos meus filhos, rindo dos seus erros ou envergonhando e ridicularizando-os como meio de os punir.
Ajuda-me a não os irritar com minhas rabugices e ensina-me quando eu tenho de me calar. Faze-me cego aos pequenos erros dos meus filhos e ajuda-me a ver as coisas boas que eles fazem. Dá-me sempre a palavra apropriada para um louvor sincero.
Ó Pai do Céu ajuda a tratar os meus filhos de acordo com a sua idade, não esperando um comportamento de adulto sendo eles jovens ou crianças. Ajuda-me a não lhes roubar a oportunidade de pensar, escolher e fazer suas próprias decisões embora eu esteja sempre ao lado para os guiar.
Ó Deus, que eu jamais venha a punir meus filhos para minha satisfação egoísta ou como meio de me libertar das minhas frustrações. Que eu possa satisfazer seus desejos legítimos, mas também tenha a coragem de cortar um privilégio que eu saiba que os vá prejudicar.
Ó Deus, faze-me um pai justo e honesto, considerado e genuíno de modo a eles sempre terem confiança em mim. Ajuda-me a que eu seja amado, respeitado e imitado por meus filhos, dando-me calma, auto-controle, dignidade e fé genuína.
Amém! (Autor desconhecido)

ERSilva

Nenhum comentário: