Hebreus 4: 14-16
Grandiosa notícia para os moradores da Terra!!!. Que melhor providência saber que nos recantos eternos, insondáveis, se encontra Jesus, o pastor dos homens, que se deu por nós na cruz para nos submeter debaixo de Sua graça.
O Filho de Deus, com todo poder e glória, tem nos céus o domínio inigualável de todas as coisas. Em Sua condição de sumo sacerdote, a vida de todos os homens foi comprada pelo sacrifício voluntário amoroso, sem acepções, para reviver no homem à sua real essência aparentada com Deus.
Este sumo sacerdote não é um religioso, pecador, oferecedor de oferendas e intermediador entre a desgraça e a graça. Ele é a plenitude de tudo que se finitizou para receber em si as experiências de sofrimento e tentação de todo homem caído. E o único que pode restaurar a alma dilacerada do homem e conduzi-la em perfeita harmonia com o bom Pastor. É o céu chegando a Terra, a glória ao decadente e Deus ao homem.
Um clarim soa na terra dos viventes " cheguemos". Para que devemos chegar? Para se apropriar dessa graça maravilhosa!. Graça que teve alto preço e exige custo alto na vida dos que dela se apropriam. Não é uma graça qualquer. É a graça que exige compromisso com o crucificado e ressurreto. Exige rejeição desse mundo e uma total desvinculação com os afazeres do pecado. É a graça que justifica o pecador e não o pecado. A graça da responsabilidade com quem morreu pelo pecado e não com a religiosidade inoperante da continuidade da velha vida. A graça do seguir Jesus e não os homens.
O seu alcance é universal, porém não é de graça. Requer viver exclusivamente para Deus e em Sua dependência. Aqui entra a fé dos santos. Ela sai do trono de Deus, um indicativo que demonstra que esta graça só é compreendida no plano maior de sua exigência para os que são súditos. Para os que não são, graça se torna religião barata, superficial e desprovida do Deus verdadeiro, pois onde o Deus verdadeiro não se materializa no mundo dos homens, a graça se reveste em desgraça.
Um alerta claro é dado aos que abraçam a graça de alto preço do sumo- sacerdote. Em tempo oportuno, misericórdia será a graça dispensada aos resilientes nas tribulações , não para livrar das circunstâncias adversas, mas para testar se realmente desprovido estão de tudo que prende a este mundo vil e hábil para desfrutar da eternidade.
Aí entenderas que graça " não é mais o seu viver, mas viver de Cristo em você ".
ERSilva - 7 de dezembro de 2021.